quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IGA e DICMA fazem a Maior Apreensão de Pássaros do ano.


01-Set-2011
 
Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) denunciou uma série de crimes praticados contra pássaros que eram comercializados no Varejão do Parque Cecap.

Acionada, GCM e Polícia Civil Ambiental apreendem mais de 500 pássaros em feira no Parque Cecap - foto: Gutemberg
Acionada, GCM e Polícia Civil Ambiental apreendem mais de 500 pássaros em feira no Parque Cecap 

Após constatar a situação prejudicial ao bem estar dos bichos, Luiza fotografou os animais amontoados em pequenas caixas, em condições inadequadas, sem água ou alimentação e encaminhou os registros à secretaria de Desenvolvimento Urbano. Em seguida, solicitou que fosse realizada uma operação de fiscalização na feira.

De volta ao local em 15 de agosto, uma semana depois de ter feito a denúncia, Luiza pediu o apoio da Guarda Civil Ambiental para averiguar a situação. Constatados os maus-tratos, os guardas efetuaram a apreensão de 515 pássaros e instrumentos usados na venda dos animais – a operação contou com o apoio da Polícia Civil Ambiental.

“No primeiro contato observei que numa gaiola onde não caberia um, haviam 15 pássaros armazenados de maneira cruel. Por isso encaminhei a denúncia as secretarias e autoridades policiais”, disse a parlamentar.

A ação das autoridades garantiu a primeira grande apreensão do ano em Guarulhos. Segundo o investigador Geraldo Oliveira, o proprietário do negócio já havia sido orientado a se enquadrar as exigências da lei ambiental para o comércio de animais. A pena para quem maltrata animais vai de 6 meses a um ano de prisão.

Ao comentar o caso, a vereadora comunista disse que o ser humano precisa respeitar os animais e se integrar mais a fauna e flora, e que Guarulhos não pode ceder espaço a qualquer atividade que seja prejudicial ao bem estar dos animais.