quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guarda Ambiental apreende 22 Pássaros após denúncia

  Em uma operação realizada após inúmeras denúncias no Jardim Moreira, a Guarnição da Viatura 851 da Inspetoria Ambiental, composta pelos GCM's Ademilson e Fonseca, apreenderam 22 pássaros silvestres em uma residência do bairro.
  Entre as aves estavam 12 Pixarros, 04 Coleirinhas, 02 Tico-Ticos, 02 Tizius, 01 Galo da Campina e 01 Papagaio.Alguns apresentavam sinais de maus tratos, como era o caso de um dos Pixarros, que não tinha uma das patas  além de um ferimento no olho esquerdo.
  As denúncias recebidas pela equipe dão conta de que David João Barbosa, 38 anos, que estava na posse dos animais em gaiolas, vendia as aves, fato que ainda não foi confirmado, e que ainda tentou esconder alguns exemplares no interior de sua residência, mas foi descoberto pelos GCM's.
  Além das aves apreendidas ainda haviam duas Calopsitas que foram apreendidas, entretanto por serem consideradas exóticas e de criação autorizada,foram devolvidas a Barbosa.
  O caso foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente, onde David assinou um termo circunstanciado e responderá por Crime Ambiental baseado no Art. 29 da lei 9605/98, os pássaros apreendidos serão periciados e depois encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê, para reabilitação e posterior reintrodução em seu Habitat.
  

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guarda Ambiental apreende 14 Pássaros após denúncia


Após o recebimento de denúncia de venda de pássaros através do GCOM, a Guarnição da VTR 850 GCM Melanda e GCM Fonseca efetuaram a apreensão de 14 pássaros em poder de Claudinei Leite Cavalcante, sendo que destes 02 em extinção, indagado se possuía autorização para criação dos pássaros, respondeu que possuía apenas autorização para a criação de 04 aves, e mantinha em sua residência 18 aves, ou seja, 14 sem licença, e diante da situação foi então conduzido até a presença da autoridade policial do 4º DP, onde o mesmo ao tomar conhecimento da situação determinou a confecção do BOPC nº 6245/12 referente ao artigo 29 da lei 9605/98, sendo que após consulta ao sistema JECRIM constatou-se que Claudinei  já tinha uma passagem pelo mesmo crime envolvendo aves no ano de 2006. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados ao DEPAV – Ibirapuera, onde permanecerão em quarentena e posteriormente soltos em seu Habitat.