segunda-feira, 20 de junho de 2016

Guarda Ambiental de Guarulhos evita invasão em APP

Equipe da Guarda Ambiental de Guarulhos formada pelo Inspetor Regional Sarmento, 1ª Classe Valeriano, 3ª Classe Ana Paula e 3ª Classe Mussi evitaram a invasão de uma área de preservação permanente (APP) na Rua Manuel Isidro Nogueira, Parque Continental.

A área estava sendo degradada pelos invasores que ao avistarem a viatura da Guarda Ambiental empreenderam fuga do local, deixando para trás ferramentas e barracos em inicio de construção. As ferramentas foram apreendidas, os barracos destruídos e a ronda ambiental será reforçada no local para evitar futuras invasões.









8ª Caminhada Ecológica Otoya Sato


Em comemoração ao mês mundial do meio ambiente a Guarda Ambiental de Guarulhos participou no dia 19/06/2016 da 8ª caminhada ecológica “Otoya Sato” projeto de revitalização e arborização no Jardim Presidente Dutra, equipe de motocicleta formada pelos GCM’s 3ª Classe Henrique e 3ª Classe Danilo, realizaram a segurança do evento que tem como objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais da cidade de Guarulhos.









quinta-feira, 16 de junho de 2016

Visita monitorada ao Zoológico Municipal de Guarulhos





O Programa de Educação Ambiental (EDUCAM), da Guarda Ambiental de Guarulhos, realizou no dia de ontem visita monitorada ao Zoológico Municipal com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos técnicos de seus integrantes sobre a fauna da cidade, melhorando assim o serviço prestado aos cidadãos de Guarulhos que recebem palestras e aulas sobre o meio ambiente através do Programa EDUCAM.

Também foi possível conhecer mais sobre o dia a dia do zoológico que conta hoje com mais de 60 funcionários entre Veterinários, Biólogos, tratadores e administração.


Agradecemos a Bióloga Flavia e Educadora Ambiental Jussara que monitoraram a nossa visita, transmitindo seus conhecimentos de modo claro e profissional.













sexta-feira, 10 de junho de 2016

Apreensão de Pássaros


Durante a fiscalização de uma área invadida no Bairro Nova Bonsucesso a equipe da Guarda Ambiental de Guarulhos, formada pelos GCM’s 2ª Classe Franco, 3ª Classe Danilo, 3ª Classe Henrique e 3ª Classe Ismael, apreenderam 09 pássaros em um barraco construído em área de preservação permanente. O infrator não foi localizado e os pássaros foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê.
Foram apreendidos:
04 – Picharros;
02 – Coleirinhas;
01 – Sanhaço-comum;
01 – Sabiá-branco;
01 – Pássaro-preto.


segunda-feira, 6 de junho de 2016

EDUCAM - Dia Mundial do Meio Ambiente


Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente o Programa de Educação Ambiental (EDUCAM), da Guarda Ambiental de Guarulhos, distribuiu 500 revistas infantis com temas ambientais às crianças que visitaram o zoológico municipal de Guarulhos.
O programa de educação ambiental vem proporcionando aos alunos das redes de educação infantil do município, conhecimento e conscientização acerca dos temas ambientais. Sendo um agente transformador em relação à conservação ambiental. Nos últimos 5 meses 600 crianças passaram pelo programa que abordou os seguintes assuntos: A importância de economizar água e energia elétrica, reciclar os resíduos sólidos, preservar e proteger a fauna e flora. Acreditamos que somente com conhecimento e conscientização, podemos garantir um meio ambiente equilibrado e uma melhor qualidade de vida a futura geração do nosso país.

O dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 05 de Junho e tem como principal objetivo chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.









sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente

   No dia 5 de Junho, domingo, o projeto de Educação Ambiental (EDUCAM) da Guarda Ambiental de Guarulhos estará no Zoológico Municipal realizando a distribuição de revistas infantis com temas ambientais, proporcionando conhecimento e conscientização as crianças sobre a conservação do meio ambiente.
   O evento acontece no dia mundial do meio ambiente, data que tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

EDUCAM no SESI - Cocaia.

         O Projeto Educação Ambiental (EDUCAM) da Guarda Ambiental de Guarulhos realizou no dia 05/04/2016 no SESI – Cocaia a formatura de 98 novos Guardiões Ambientais. Foram ministrados aos alunos palestras sobre os seguintes assuntos: a importância de economizar água e energia elétrica, não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, preservar e proteger a fauna e flora.
            O evento contou com a presença do Comandante da Guarda Ambiental Inspetor Regional Pedro Sarmento Alves, Diretor do SESI - Cocaia Senhor Marco Siqueira, Gestora Ambiental Senhora Flora, Professores, pais dos alunos e Corpo Musical (Banda) da Guarda Civil Municipal de Guarulhos.
Durante a cerimônia foram entregues certificados de Guardião Ambiental aos alunos, segundo o Comandante Sarmento o objetivo do projeto é “proporcionar conhecimento e conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas ambientais, sendo um agente transformador em relação à conservação ambiental, formamos hoje 98 crianças com o apoio do Secretário de Segurança Pública Doutor João Dárcio, fundador do projeto EDUCAM".