quarta-feira, 6 de julho de 2016

Resgate de Gavião - Carijó


Equipe da Guarda Ambiental de Guarulhos, formada pelos GCM’s 1ª Classe Valeriano e 3ª Classe Ricardo Silva, acionados pela central de atendimento e despacho da GCM, resgataram um Gavião – Carijó na região do Jardim Santa Paula.

Solicitante encontrou a ave caída em sua residência com a asa ferida, os GCM`s constataram que o ferimento possivelmente ocorreu através de linha de pipa com “cerol”. A ave foi conduzida ao Zoológico Municipal onde ficou aos cuidados do veterinário de plantão.
 












Gavião – Carijó
“Pode ser encontrado em praticamente todos os ambientes, como campos, cerrados, bordas de matas e principalmente nos centros urbanos.
No Município de Guarulhos é comumente observado em praticamente todos os bairros. Tem o hábito de empoleirar em postes e fios de transmissão de energia.
É uma ave carnívora e se alimenta principalmente de répteis, grandes insetos, roedores, anfíbios, pássaros e morcegos.
Geralmente pode ser observado aos pares, voando em círculo.
Os ninhos são construídos com gravetos nos topos das árvores, onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos de cor creme, com manchas castanhas. Nas áreas rurais, esses animais normalmente são afugentados ou mortos a tiros por proprietários que tentam afastá-los da criação de galinhas”.
Fauna em Guarulhos-2008.


Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção natural. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas (ratos e pombos).





5° Curso de Guarda Ambiental de Guarulhos


No dia 04/07/2016 teve inicio o 5° Curso de Guarda Ambiental de Guarulhos com o objetivo de capacitar agentes de segurança pública para exercerem as funções de Guardas Ambientais dentro de suas instituições.
Participam do curso Guardas Municipais de Guarulhos, Mauá, Santo Andre, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz De Vasconcelos, Mogi Das Cruzes e Boa Vista (Roraima).

O curso que tem duração de duas semanas será ministrado por Mestres e Doutores em meio ambiente.














EDUCAM


Programa de Educação Ambiental realizou palestra na EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo