quarta-feira, 6 de julho de 2016

Resgate de Gavião - Carijó


Equipe da Guarda Ambiental de Guarulhos, formada pelos GCM’s 1ª Classe Valeriano e 3ª Classe Ricardo Silva, acionados pela central de atendimento e despacho da GCM, resgataram um Gavião – Carijó na região do Jardim Santa Paula.

Solicitante encontrou a ave caída em sua residência com a asa ferida, os GCM`s constataram que o ferimento possivelmente ocorreu através de linha de pipa com “cerol”. A ave foi conduzida ao Zoológico Municipal onde ficou aos cuidados do veterinário de plantão.
 












Gavião – Carijó
“Pode ser encontrado em praticamente todos os ambientes, como campos, cerrados, bordas de matas e principalmente nos centros urbanos.
No Município de Guarulhos é comumente observado em praticamente todos os bairros. Tem o hábito de empoleirar em postes e fios de transmissão de energia.
É uma ave carnívora e se alimenta principalmente de répteis, grandes insetos, roedores, anfíbios, pássaros e morcegos.
Geralmente pode ser observado aos pares, voando em círculo.
Os ninhos são construídos com gravetos nos topos das árvores, onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos de cor creme, com manchas castanhas. Nas áreas rurais, esses animais normalmente são afugentados ou mortos a tiros por proprietários que tentam afastá-los da criação de galinhas”.
Fauna em Guarulhos-2008.


Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção natural. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas (ratos e pombos).





Nenhum comentário:

Postar um comentário